24.11.11

Resenha: A menina que roubava livros.

                          6211808731_c958121de9_z_large                                                                    Que tal um beijo, Saumensh?
Ultimamente, tem se dito tanto sobre ele, que me perguntava se realmente valia tantos recordes de bilheterias, e após ganhá-lo e lê-lo, o resultado, não foi bem o esperado.
Ok, eu concordo, A menina que roubava livros é um livro tanto que, peculiar. A história que a morte conta é com certeza única, e que no começo, me deixou com curiosidade. Liesel encarou a morte umas 3 vezes, e nessas 3 vezes, a morte não conseguiu alcançá-la.  O livro no entanto, consegue atingir um grau alto de xingamentos em alemão, que eu porém acho até divertido. A saumenshzinha como sua mãe a chama, é como eu, fascinada por livros, e sempre quando tem a oportunidade de furtá-los, não a desperdiça. Seu amigo Rudy, que Liesel sente repulsa e afinidade, em outras circunstancias o melhor amigo Rudy, até o ultimo dia de sua vida, pede um beijo da pequena saumensh, que o recusa em todas as vezes.
 O livro tem seus momentos chatos, talvez pelo fato dos momentos de nazismo, mas me encanta como em algumas partes, a morte pode ser irônica.
Liesel esconde um  Judeu em seu porão, que seu pai de criação – o perfeito pai- ajudara no tempo difícil. Max,  começa a ter afeição por ela,  e eles se tornam muito amigos apesar das circunstancias.
Não sei o que é, mas algo me entedia nessa história perfeita e triste, apesar de ser perfeita e triste. Quem ai, tiver coragem de encarar a pequena saumenshzinha e seus livros roubados, é só embarcar junto com a morte nessa leitura.


Frases favoritas:


''Decididamente, eu sei ser animada, sei ser amável. Agradável. Afável.
E esses são apenas os As. Só não me peça para ser simpática. 
Simpatia não tem nada a ver comigo.''

Amava e odiava seu melhor amigo (...) 
o que era perfeitamente normal”.


                                                 Resenha feita: 24/11/11 

2 comentários:

Milk Shake disse...

Eu ainda não li esse livro, mais espero muito ler, porque já ouvi muitos elogios a respeito e me envolvi bastante pela resenha. Gosto de saber da história do nazismo, mesmo odiando isso com todas as forças. Amo a morte irônica. ^^

http://blog-milk-shake.blogspot.com/

Milk Shake disse...

E... obrigada por seguir. Já estou seguindo de volta flor *---*